terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Alta do IGP-DI em Novembro

A FGV - Fundação Getúlio Vargas divulgou nessa semana o Índice Geral de Preços na Disponibilidade Interna (IGP-DI) referente ao mês de Novembro. O referido índice registrou inflação de 0,07% após o registro de deflação no mês de outubro de 0,04%.
O IGP-DI mensura a variação de preços que afetam diretamente as atividades econômicas dentro do território Nacional, excluindo, por tanto, as variações dos preços de bens destinados à exportação, por isso a sigla DI(Disponibilidade Interna).

O IGP-DI é composto por outros índices e seu cálculo é realizado a partir da média aritmética ponderada dos seguintes índices: o IPA (Índices de Preços ao Atacado), ponderado em (60%);IPC( Índice de Preços ao Consumidor) de famílias que ganham de 1 a 33 salários mínimos com ponderação de (30%) e o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) relacionado aos preços no setor da construção civil com ponderação de (10%).

Para quem se lembra, antigamente, o IGP-DI era usado para reajuste das contas telefônicas, hoje, é utilizado para como indexador das dividas dos Estados com a União.

No que diz respeito a sua variação de alta, no mês de Novembro, um dos principais fatores é sazonalidade de alta do período, ou seja, no final do ano há uma tendência natural de aquecimento da demanda, por contas das datas comemorativas, que tende a provocar uma elevação dos preços, em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário